Mestrando(a): FABIANO LOPES DE FARIA

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

O propósito principal desta pesquisa foi analisar a importância das áreas de influência, segundo a teoria de Huff (1964) e Applebaum (1966), no ingresso dos discentes de acordo com o seu posicionamento geográfico em relação à Instituição de Ensino Superior (IES). O método utilizado para esta pesquisa foi um estudo de caso cuja abordagem foi de natureza quantitativa, apoiada não somente em informações obtidas por meio do banco de dados de cadastro de alunos, fornecido pela organização, e cujos discentes matriculados são pertencentes à mesma Instituição de Ensino Superior particular pesquisada, localizada em Belo Horizonte, mas também em informações comparativas de origem censitária oriundas da Fundação Getúlio Vargas/IBGE (2000; 2011) que auxiliaram na elucidação do problema proposto. Os dados foram elaborados e trabalhados com o auxílio dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta. O primeiro software auxiliou no georreferenciamento e confirmação dos endereços dos discentes, além de, fornecer as informações de tempo de deslocamento (isocrona) e distância percorrida (isocota); já o segundo software foi utilizado para transferir e geolocalizar os dados obtidos no mapa temático da região pesquisada. Os resultados obtidos demonstraram uma correlação entre a distância e a decisão em estudar ou não nesta IES, conforme a orientação referenciada por Huff (1964) e Applebaum (1966), e evidenciada pelo resultado de 69,31% dos discentes desta instituição de ensino superior particular preferir estudar na unidade central. Todavia foi possível perceber um viés nos resultados, provavelmente oriundos de programas governamentais os quais não foram contemplados neste estudo, uma vez que 54,4% dos estudantes possuem algum tipo de bolsa, segundo informações do setor financeiro da IES.

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalecio (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Sidney Lino de Oliveira (Puc Minas)
Prof. Dr. José Edson Lara (Faculdade Pedro Leopoldo)

Mestrando(a): FABIANO LOPES DE FARIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade