Mestrando(a): CLEBER ALBERTO ELIAZAR

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

O objetivo principal deste estudo foi analisar a relação entre as competências profissionais e a realidade vivenciada entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho. O caminho traçado baseou-se na prioridade em identificar as percepções de docentes e discentes de uma IES privada mineira, relacionadas à contribuição do curso de graduação em Educação Física, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes. Os conceitos, características e capacidades foram propostos no modelo dos estudos de Fleury e Fleury (2001) definidos através dos saberes: agir, mobilizar, comunicar, aprender comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Estes facilitaram o direcionamento das abordagens para o questionário contribuindo com a agilidade e eficiência das informações geradas. É neste contexto que este trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a fundamentação teórica e metodológica no intuito de investigar a formação de competências profissionais sob a percepção de docentes e discentes do curso de educação física de uma IES do centro-oeste de Minas Gerais. A metodologia utilizou uma pesquisa de campo de natureza quantitativa, descritiva e comparativa, realizada por meio de uma coleta de dados, aplicada por um questionário que contou com 77 respondentes, sendo 12 docentes e 65 discentes do último ano de formação do curso de educação física de uma IES do centro-oeste mineiro. Para a coleta de dados dessa etapa, utilizou-se um questionário dividido em duas partes: uma voltada para os dados sócios demográficos dos pesquisados e outra direcionada para avaliação das capacidades profissionais em geral e das capacidades próprias da educação física. Os questionários foram apresentados em uma escala utilizando uma disposição do tipo likert de cinco pontos, variando entre a concordância completa e parcial, a neutralidade e a discordância completa e parcial. Com um total de 41 capacidades apresentadas, foi possível contemplar as sete competências listadas por Fleury e Fleury (2001) e direcionadas para o campo da educação física. O tratamento dos dados quantitativos foi estabelecido pela estatística descritiva complementada pela estatística univariada que permitiu comparar as percepções existentes entre os docentes e discentes pertencentes ao curso estudado. Após a apresentação, o tratamento e a análise dos dados, percebeu-se com os resultados, uma divergência entre a percepção expressa pelos professores e a posição encontrada entre os alunos, gerando alguns questionamentos em relação a uma reflexão sobre as competências que apresentaram maior grau de conflito, bem como a indicação de uma possível atualização dos conteúdos programáticos aplicados além da sequência adequada das disciplinas ao longo do curso. A contribuição deste estudo reflete-se na vantagem de se trabalhar o conceito de competência, permitindo que o foco seja concentrado realmente no que é necessário para a valorização da profissão de Educação Física. Entre as limitações encontradas para a realização deste trabalho, verifica-se que novas pesquisas devem ser direcionadas para o estudo qualitativo, uma vez que o resultado desta pesquisa revelou ser indispensável um estudo comparativo com outras IES, tanto públicas como privadas, compreendendo de forma aprofundada as percepções pessoais de docentes e discentes na Educação Física.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

 

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

Faculdade Novos Horizontes

 

Profª  Drª  Zélia Miranda Kilimnik

FUMEC

Mestrando(a): CLEBER ALBERTO ELIAZAR

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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