Título: ANÁLISE DO IMPACTO DE DIVULGAÇÕES DE FATOS RELEVANTES NOS RETORNOS DAS AÇÕES DO IBOVESPA

Autor:  Mauricio da Silva Alves

Data da Defesa:  16/08/2016

Resumo: Os estudos que avaliam a chegada de novas informações no mercado de capital ganharam notoriedade a partir do final da década de 1960. Notavelmente, os estudos sobre os impactos da publicação de novas informações no mercado de capitais apresentam resultados divergentes, indicando que a divulgação de fatos relevantes pode influenciar ou não nos preços das ações. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar se a publicação de fatos relevantes geram retornos com características estatísticas comuns por tipo de fato relevante e de acordo com as características das empresas. A metodologia utilizada foi o estudo de eventos com janela de 11 dias. A partir dos retornos anormais acumulados (RAA) nos cinco dias anteriores, no dia, e nos cinco dias posteriores procurou-se identificar, por meio da análise de clusters, os aspectos comuns desses retornos. A amostra da pesquisa foi composta de 31 empresas emitentes de 37 ações (ON e ou PN) no período de 2003 a 2015. Estas empresas publicaram 2.359 fatos relevantes. Para calcular os retornos anormais utilizou-se o Modelo de Retornos ajustados ao Risco e ao Mercado (Modelo de Mercado). Os resultados encontrados indicaram retornos anormais acumulados significantes positivos para a janela de 11 dias para os seguintes fatos relevantes: redução de participação acionária, desdobramento, impetração de concordata, requerimento ou confissão de falência ou propositura de ação judicial que possa vir a afetar a situação econômico-financeira da companhia e adesão a níveis de governança na bolsa de valores. Foram detectados retornos significantes negativos para os fatos relevantes: aumento de participação acionária; fusão e reestruturação de ativos. Os demais eventos comtemplados não apresentaram retornos anormais significativos. Baseado nestes resultados, a análise de conglomerados apontou uma solução com 11 clusters considerando os retornos acumulados nos cinco dias anteriores, no dia, e nos cinco dias posteriores, que apresentaram retornos anormais acumulados diferentes, de acordo com o teste de Kruskal-Wallis. Observou-se que clusters formados compuseram-se de diferentes tipos de fatos relevantes desconsiderando os fatores: empresas; setor de atuação; segmento de governança do BM&FBovespa; e valor de mercado. Dessa forma, não foram observadas similaridades entre tipos de fatos relevantes por meio da análise de cluster, ou seja, os resultados indicaram retornos divergentes para um mesmo tipo de fato relevante apresentado por uma mesma empresa.

Palavras-chave: Fatos relevantes. Estudo de eventos. Retornos normais e anormais. Mercado de capitais. Análise de clusters.

Abstract: The information is a basic input to decision making on the capital market. The studies that access the new information arrival on the market gained importance on the end of the 1960s. This study aims to identify if the publication of relevant facts creates results with the common statistic results by a relevant fact according with the company characteristics. The methodology was the  event study with 11 day window.Starting from the cumulative abnormal returns (CAR) on the five previous days, on the day and on the five subsequent days. The identification of the common aspects of these returns was made by cluster analysis. The research sample was composed by 31 issuer companies of 37 stocks (ON and or PN) between 2003 to 2015. Those companies published 2.359 relevant facts. To calculate the abnormal return the Return Method adjusted to the Risks and the Market (Market Model) were used. The results indicate cumulative abnormal return of 11 days positive significant to those relevant facts: Reduction of the stock participation, deployment, Concordata interpretation, requirement and confession of bankruptcy or any lawsuit that may affect the financial position of the company and accession of governance  on levels in the stock market. And negative significant returns to the following relevant facts: Increased shareholding; Merger and restructuring assets. The rest of the events did not show significant abnormal return. The analysis of the conglomerates pointed a solution for 11 clusters considering the cumulative returns in the previous five days, on the day, and five subsequent days, which showed different cumulative abnormal returns, according to the Kruskal-Wallis test. Although the results are statically different, the conglomerates grouped different types of relevant fact not considering the company, activity sector, business sector, governance segment of the BM&FBovespa and market price. In this way, there is not a similarity between those types of relevant factor by the cluster analysis.

Key Words: Press releases. Event studies. Normal returns and abnormal. Capital market. Cluster analysis.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “A divulgação de notícias, fatos ou acontecimentos relacionados à atividade da empresa, por meio de anúncios de fatos relevantes, influenciaram o preço das ações componentes do Ibovespa durante o período de 2003 a 2015?

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Profª. Drª. Lousanne Cavalcanti Barros – Docente