Título: ESTRESSE OCUPACIONAL: estudo realizado com gestores docentes de unidades acadêmicas da área da saúde de uma Instituição Federal de Ensino situada no estado de Minas Gerais

Autor: ADIMILSON QUININO DOS SANTOS

Data da Defesa: 15/07/2015

Resumo:

Este estudo tem por objetivo geral identificar e analisar, na percepção dos sujeitos pesquisados, o estresse no trabalho dos gestores acadêmicos que atuam nas unidades acadêmicas da área da saúde em uma Instituição Federal de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. A pesquisa foi descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo. O método de investigação envolveu um estudo de caso. Os dados foram analisados tendo como modelo teórico de explicação do estresse, desenvolvido e validado por (ZILLE, 2005), adaptado pela este estudo. De um universo de 94 gestores, 86, ou 91,5%, participaram da pesquisa quantitativa, cujos dados foram tratados com base na estatística uni e bivariada. Na abordagem qualitativa, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturada, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Quanto às variáveis demográficas, ocupacionais e de hábitos de vida e saúde, os resultados evidenciaram que a maioria dos gestores é do sexo feminino, tem idade entre 50 e 54 anos, casada, possui doutorado completo, trabalha de 1 a 3 anos na função de gestão, cumpre carga horária de 40 horas semanais, não é fumante e que bebe moderadamente. Os resultados quantitativos apontaram que 53 (61,6%) gestores docentes apresentaram quadro de estresse ocupacional, sendo 43 (50,0%) estresse leve/moderado e 10 (11,6%) estresse intenso. A pesquisa revelou que os sintomas mais recorrentes foram: fadiga, dor nos músculos do pescoço e ombros, dor de cabeça por tensão e nervosismo acentuado. As principais fontes de tensão encontradas foram: realização de várias atividades ao mesmo tempo, com alto grau de cobrança; ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos, com pouco ou nenhum tempo livre; conhecer o que é qualidade de vida e sua importância e não ter tempo de praticar esses conceitos, devido à absorção pelo trabalho; dificuldade de lembrar fatos recentes relacionados ao trabalho que anteriormente eram facilmente lembrados; e competitividade excessiva. Quanto aos mecanismos de regulação (coping), os docentes gestores utilizam a experiência pessoal na solução de dificuldades no trabalho, a possibilidade de gozar as férias regularmente e a cooperação entre os pares (gestores) para minimizar as situações tensionantes no trabalho. A abordagem qualitativa confirmou os dados encontrados na abordagem quantitativa, apontando que dois terços dos gestores apresentaram manifestações de estresse.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Gestores docentes. Unidade acadêmica de saúde. Instituição pública de ensino

Abstract:

This study aimed at identifying and analyzing the perception of the subjects, the work stress of academic managers working in the academic health units in a Federal institution of higher education in the state of Minas Gerais. The research was descriptive, quantitative and qualitative. The research method involved a case study. Data were analyzed with the theoretical framework of stress explanation, developed and validated by (Zille, 2005), adapted for this study. From the population of 94 managers, 86 (91.5%), participated in the quantitative study, whose data were analyzed based on univariate and bivariate statistical analysis. In the qualitative approach, eight semi-structured interviews were conducted, analyzed through the content analysis technique. On demographic, occupational and life and health habits variables, the results showed that most managers are female, are aged between 50 and 54 years old, married, has completed Ph.D, worked between 1-3 years in function management, worked 40 hours per week, have not smoked, and drank moderately. Quantitative results showed that 53 (61.6%) managers had occupational stress framework, of which 43 (50.0%) mild / moderate stress and 10 (11.6%) intense stress. The survey revealed that the most frequent symptoms were fatigue, pain in the neck and shoulder muscles, headache marked by tension and nervousness. The main sources of tension were: several activities at the same time, a high degree of liabilities; having the day full of commitments, with little or no free time; knowing what quality of life is and its importance and not having time to practice these concepts, due to absorption by labor; difficulty remembering recent events related to the work that previously were easily remembered; and excessive competitiveness. As for regulatory mechanisms (coping), managers teachers use personal experience to solve problems at work, the possibility of enjoying vacation regularly and cooperation among peers (managers) to minimize hard situations at work. The qualitative approach confirmed the data in a quantitative approach, pointing out that two-thirds of managers showed manifestations of stress.

Keywords: Occupational stress. Managers teachers. Unit academic of health. Institution public of education

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Estresse Ocupacional: estudo com mulheres gestoras que atuam em empresas privadas no estado de MINAS GERAIS

Orientador: LUCIANO ZILLE PEREIRA