Título: RELAÇÃO DE GENERO EM UNIVERSIDADES MINEIRAS: o fenomeno “teto de vidro” nos cargos da alta administração

Autor: ANALIA DAS GRACAS GANDINI PONTELO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 12/08/2015

Resumo:

No contexto das relações de gênero, a dominação masculina fundamenta o papel do homem como dominador e da mulher como dominada. De acordo com Bourdieu (2010), a dominação masculina é fruto de uma construção histórica, social e cultural, fundamentada em princípios simbólicos que garantem ao homem a superioridade. A representação simbólica da mulher como ser frágil, necessitado de cuidado e vigia, devendo ser mantida no resguardo da casa perdurou por longo tempo. Em consequência disso, as mulheres, acreditando na impossibilidade de exercício do poder, se submeteram à dominação, não indo ao encalço do empoderamento. Contudo, com o passar dos anos é possível notar uma modificação no perfil das mulheres, neste contexto de mudanças sublinha-se que a partir da conquista do direito à educação, iniciou-se também o debate sobre o empoderamento, algo que lhes foi negado historicamente e que repercute até os dias atuais. Nesse contexto, Belle (1996) ressalta que não mais existem espaços reservados ou atribuições de papéis para homens e mulheres, porém nota-se que ainda existe uma velada e encoberta separação, que permeia as relações de trabalho, segregando as mulheres. Essa barreira disfarçada, diáfana, forte, bloqueando a conquista das mulheres aos níveis hierárquicos mais altos é o fenômeno intitulado “teto de vidro”. Mediante ao cenário previamente exposto, para o presente estudo optou-se por centrar as análises nas relações de gênero em universidades mineiras, emergindo como objetivo geral verificar como se deu o rompimento do “teto de vidro” no processo de empoderamento de mulheres, na perspectiva de Melo (2012), possibilitando a sua ascensão ao cargo de reitoras nas universidades federais do estado de Minas Gerais. Para tal, metodologicamente desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva baseando-se em um estudo de caso com cinco mulheres reitoras de universidades federais mineiras. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturas e analisados a partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo temática, tendo como dimensões de análise os seis componentes do modelo de empoderamento proposto por Melo (2012). Dentre os resultados alcançados pelo estudo destaca-se que todas as reitoras pesquisadas romperam com o teto de vidro, porém, cada uma a seu tempo e a seu modo, ou seja, não é possível afirmar que exista um único processo de empoderamento e uma única forma de romper com o teto de vidro, uma vez que estes processos são construídos em diferentes circunstâncias e por diferentes personagens.

Palavras-chave: Empoderamento. Teto de Vidro. Reitoras. Relações de Gênero. Universidades.

Abstract:

In the context of gender relations, male domination substantiates the role of men as dominant and women as dominated. According to Bourdieu (2010), male dominance is the result of historical, social and cultural construction based on symbolic principles that guarantee to men their superiority status. The symbolic representation of women as a weak being, that needs to be taken care of and watched over, that should be kept in the safety of the household lasted for a long time. As a result of this, women, believing it was impossible to exert power, submitted themselves to domination, not seeking for their self-empowerment. However, it should be noted that over the years a change in women’s profile took place. In the context of changes, it is important to highlight that after securing the right to education, something that was historically denied to women and that reverberates to this day, the debate on self-empowerment began. In this context, Belle (1996) points out that no longer exists reserved spaces or assigned roles for men and women; however, one should notice that there is still veiled and concealed separation that permeates labor relations and, therefore, segregates women. This disguised barrier, diaphanous, strong, that blocks the rise of women to senior levels, comprise the phenomenon called “glass ceiling”. Having the previously exposed scenario in mind, this study focuses on the analysis of gender relations at the Universities of Minas Gerais. Its main objective is to verify how the breaking of the “glass ceiling” happened in the process of women empowerment from the point of view of Melo (2012), which allowed women’s ascension to the deans’ offices in Federal Universities at the state of Minas Gerais. Methodologically, to accomplish this research, a qualitative analysis was developed. This research is descriptive and based on one case study with five female deans of Federal Universities of Minas Gerais. Data was collected by conducting semi structured interviews and, then, analyzed through the thematic content analysis technique; the six components of empowerment proposed in Melo’s (2012) model, constitute the analysis dimensions of this study. Among the results obtained by this study, it is important to emphasize that all the interviewed deans broke through the glass ceiling. Still, each one of them did it in their own time and in their individual way. This means that a single process of empowerment and a single way to break the glass ceiling can’t be pointed out, for these processes were built in different circumstances and by different agents.

Keywords: Empowerment, Glass Ceiling, Deans’ Offices, Gender Relations, Universities.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: MULHERES DE SUCESSO EM SETORES PREDOMINANTEMENTE MASCULINOS DE BELO HORIZONTE: ALÉM DO TETO DE VIDRO NA CARREIRA GERENCIAL

 

Banca Examinadora

Orientador: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

MARILIA ALVES – Participante Externo

LUIZ ALEX SILVA SARAIVA – Participante Externo

 

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