MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Linhas de Pesquisa

O Mestrado em Administração do Unihorizontes tem como área de concentração a Organização e Estratégia, dividindo-se em duas linhas de pesquisas:

LINHAS DE PESQUISA

Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Esta linha de pesquisa dedica-se a analisar as relações de poder nas dimensões social, organizacional, funcional, grupal e individual, bem como analisar as novas formas organizacionais e de negócios. As pesquisas abordam as instituições como sistema social, técnico, cultural e a gestão do trabalho, notadamente em temas como relações interorganizacionais, simbolismo, subjetividade, identidade, confiança, gênero e diversidade, competências, liderança, comportamento organizacional e novas tendências de estudos nesse campo. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas, cooperativas, ONG’s e setor público, além do cooperativismo e sociedade.

A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar vinculadas aos temas relacionados aos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.

Núcleo de Pesquisa: NURTEG

Eixos e Temas:

Relações de Poder

a) Estado, sociedade e empresas – gerência e ação coletiva;

b) Conflitos e processos de regulação;

c) Relações de gênero e diversidade nas organizações;

d) Relações de trabalho.

Gestão de trabalho

a) Saúde no trabalho;

b) Envolvimento com o trabalho;

c) Gestão de pessoas.

Conhecimento e aprendizagem organizacional

a) Gestão de competências;

b) Gestão da aprendizagem e conhecimento.

Simbolismo e identidade

a) Subjetividade;

b) Identidade nas organizações.

Mudança e cultura

a) Mudança organizacional;

b) Cultura organizacional;

c) Cultura nacional.

Cooperativismo e Sociedade

a) Relação com gênero e trabalho feminino nas cooperativas;

b) Desafios da gestão de pessoas em cooperativas;

c) Cooperativas frente aos novos cenários de negócios.

LINHAS DE PESQUISA

Estratégia, Inovação e Competitividade

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos que contemplam aspectos da estratégia, do marketing, da competitividade, da inovação, do empreendedorismo e o contexto do mercado global. Nessa direção destacam-se temas relacionados à governança, gestão financeira e mercadológica, sustentabilidade, desempenho organizacional, relacionamento com o mercado e internacionalização, bem como novos
ambientes de negócio. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas, ONG’s, setor público, além do cooperativismo e a sociedade.

A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar relacionadas aos temas descritos nos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.

Núcleo de Pesquisa: NUPEC

Eixos e Temas:

Estratégia

a) Estratégias corporativas;

b) Estratégia em nível de negócio;

c) Gestão da estratégia e competitividade;

d) Teoria da firma;

e) Redes organizacionais.

 Relacionamento com o mercado e sociedade

a) Internacionalização de empresas;

b) Marketing;

c) Consumo e anticonsumo;

d) Neuromarketing;

e) Marketing social.

 Gestão da inovação

a) Inovação e mudanças tecnológicas;

b) Tecnologias de gestão;

c) Economia e sistemas de inovação;

d) Empreendedorismo;

e) Políticas de fomento à inovação.

Inovação social

a) Empreendedorismo e projetos sociais.

Núcleo de Pesquisa: NUCONT

Eixos e Temas:

Governança e sustentabilidade

a) Governança corporativa;

b) Governança em tecnologia da informação;

c) Sustentabilidade corporativa.

 Gestão financeira e desempenho

a) Accountability;

b) Gestão de portfólio;

c) Estratégia de financiamento;

d) Desempenho econômico e financeiro;

e) Finanças comportamentais.

 Gestão da inovação

a) Inovação e mudanças tecnológicas;

b) Tecnologias de gestão;

c) Economia e sistemas de inovação;

d) Empreendedorismo;

e) Políticas de fomento à inovação.

Inovação social

a) Empreendedorismo e projetos sociais.