MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
Linhas de Pesquisa
O Mestrado em Administração do Unihorizontes tem como área de concentração a Organização e Estratégia, dividindo-se em duas linhas de pesquisas:
LINHAS DE PESQUISA
Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Esta linha de pesquisa dedica-se a analisar as relações de poder nas dimensões social, organizacional, funcional, grupal e individual, bem como analisar as novas formas organizacionais e de negócios. As pesquisas abordam as instituições como sistema social, técnico, cultural e a gestão do trabalho, notadamente em temas como relações interorganizacionais, simbolismo, subjetividade, identidade, confiança, gênero e diversidade, competências, liderança, comportamento organizacional e novas tendências de estudos nesse campo. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas, cooperativas, ONG’s e setor público, além do cooperativismo e sociedade.
A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar vinculadas aos temas relacionados aos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.
Núcleo de Pesquisa: NURTEG
Eixos e Temas:
Relações de Poder
a) Estado, sociedade e empresas – gerência e ação coletiva;
b) Conflitos e processos de regulação;
c) Relações de gênero e diversidade nas organizações;
d) Relações de trabalho.
Gestão de trabalho
a) Saúde no trabalho;
b) Envolvimento com o trabalho;
c) Gestão de pessoas.
Conhecimento e aprendizagem organizacional
a) Gestão de competências;
b) Gestão da aprendizagem e conhecimento.
Simbolismo e identidade
a) Subjetividade;
b) Identidade nas organizações.
Mudança e cultura
a) Mudança organizacional;
b) Cultura organizacional;
c) Cultura nacional.
Cooperativismo e Sociedade
a) Relação com gênero e trabalho feminino nas cooperativas;
b) Desafios da gestão de pessoas em cooperativas;
c) Cooperativas frente aos novos cenários de negócios.
LINHAS DE PESQUISA
Estratégia, Inovação e Competitividade
Esta linha de pesquisa desenvolve estudos que contemplam aspectos da estratégia, do marketing, da competitividade, da inovação, do empreendedorismo e o contexto do mercado global. Nessa direção destacam-se temas relacionados à governança, gestão financeira e mercadológica, sustentabilidade, desempenho organizacional, relacionamento com o mercado e internacionalização, bem como novos
ambientes de negócio. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas, ONG’s, setor público, além do cooperativismo e a sociedade.
A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar relacionadas aos temas descritos nos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.
Núcleo de Pesquisa: NUPEC
Eixos e Temas:
Estratégia
a) Estratégias corporativas;
b) Estratégia em nível de negócio;
c) Gestão da estratégia e competitividade;
d) Teoria da firma;
e) Redes organizacionais.
Relacionamento com o mercado e sociedade
a) Internacionalização de empresas;
b) Marketing;
c) Consumo e anticonsumo;
d) Neuromarketing;
e) Marketing social.
Gestão da inovação
a) Inovação e mudanças tecnológicas;
b) Tecnologias de gestão;
c) Economia e sistemas de inovação;
d) Empreendedorismo;
e) Políticas de fomento à inovação.
Inovação social
a) Empreendedorismo e projetos sociais.
Núcleo de Pesquisa: NUCONT
Eixos e Temas:
Governança e sustentabilidade
a) Governança corporativa;
b) Governança em tecnologia da informação;
c) Sustentabilidade corporativa.
Gestão financeira e desempenho
a) Accountability;
b) Gestão de portfólio;
c) Estratégia de financiamento;
d) Desempenho econômico e financeiro;
e) Finanças comportamentais.
Gestão da inovação
a) Inovação e mudanças tecnológicas;
b) Tecnologias de gestão;
c) Economia e sistemas de inovação;
d) Empreendedorismo;
e) Políticas de fomento à inovação.
Inovação social
a) Empreendedorismo e projetos sociais.