Mestrando(a): WALNICE BRANDÃO MACHADO

Orientador(a): Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

 

 

As exigências do mercado de trabalho, no atual contexto, não se restringem apenas à qualificação dos trabalhadores. Em meio às transformações vigentes de um processo de globalização, a busca por profissionais competentes torna-se uma constante. A partir desse cenário de mudanças no perfil do trabalhador, o presente estudo aborda o desenvolvimento de competências na graduação em Engenharia. Considerando que o professor é o principal agente no desenvolvimento do processo de aprendizagem, o objetivo norteador da pesquisa compreende em identificar as percepções dos docentes em relação à contribuição do curso de graduação em Engenharia, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos graduandos. Este trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a fundamentação teórica e metodológica. Os conceitos, características e capacidades foram propostos no modelo dos estudos de Fleury e Fleury (2004) definidos através dos saberes: agir, mobilizar, comunicar, aprender comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Estes facilitaram o direcionamento das abordagens para o questionário contribuindo com a agilidade e a eficiência das informações geradas. Neste estudo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. A pesquisa utiliza as abordagens quantitativa e qualitativa e se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados quantitativos foram utilizados questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury e Fleury (2004) e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A análise desses dados envolveu 57 docentes que lecionam na graduação em engenharia. Em sequência foram realizadas 12 entrevistas que complementam as informações advindas dos questionários. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos docentes em relação à contribuição que o curso proporciona na formação profissional dos acadêmicos e o que o corpo docente considera que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho.

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

 

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Zélia Miranda Kilimnik

FUMEC
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

Área de concentração: Organização e estratégia

BAIXAR ARQUIVO