Autor:  Marcius Almeida Guerino

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2018

Resumo:

Este estudo sobre a sedução e subjetividade tem por objetivo identificar e descrever as práticas de encantamento e de sedução da Instituição Ômega na percepção dos docentes, sendo que Ômega é uma instituição privada de ensino superior, localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada em um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com nove docentes que trabalham na Instituição Ômega. O tratamento de dados se deu pela análise de conteúdo de Bardin (2006). Através da análise categorial temática, três categorias foram definidas a priori: a) Práticas de socialização dos docentes; b) Práticas de premiação; c) Envolvimento, satisfação e identificação. Identificou-se a percepção por parte dos entrevistados, por meio de suas narrativas, da existência de uma relação de sedução nas organizações. Enriquez (2002) relata que a organização impele o indivíduo a idealizá-la e a identificar-se com ela, por meio de seus elementos culturais, a fim de que este lhe devote seu amor incondicional, e faz isto com a criação de um mito coletivo, ou uma ideologia, o que impede outras visões de mundo, fazendo com que os membros incorporem valores e normas organizacionais a ponto de constituírem traços de sua própria identidade. A análise das narrativas dos docentes permitiu identificar a existência de práticas de socialização e premiação da Instituição Ômega, as quais levam seus membros a se encantarem e se identificarem cada vez mais com a organização, aderindo voluntariamente aos desafios lançados e vivenciando constantemente a preocupação com o autodesenvolvimento, a manutenção da empregabilidade a uma postura proativa em relação às mudanças e a convivência com a competitividade e a instabilidade, cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Docente. Sedução. Subjetividade. Socialização. Premiação. Discurso Organizacional.

Abstract: This study about seduction and subjectivity aims to identify and describe the enchantment and seduction practices of Omega Institution in the perception of the teachers, which Omega is a private institution of higher education, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. It is a descriptive, qualitative research based on a case study. The data collection took place through semi-structured interviews, with nine teachers who work at Omega Institution. The data treatment was given by the content analysis of Bardin (2006). Through the thematic categorical analysis, three categories were defined: a) Practices of socialization of teachers; b) Awards practices; c) Involvement, satisfaction and identification. It was identified the perception by the interviewees, through their narratives, of the existence of a relationship of seduction in the organizations. Enriquez (2002) reports that the organization impels the individual to idealize it and identify with it, through its cultural elements, so that it devotes its unconditional love to it, and does this with the creation of a collective myth, or ideological, which impedes other world views, making members incorporate organizational values ​​and norms to the point of being traces of their own identity. The analysis of the teachers’ narratives allowed the identification of the existence of socialization and awarding practices of Omega Institution, which lead its members to become more and more identified with the organization, voluntarily adhering to the challenges posed and constantly experiencing the concern with self-development, the maintenance of employability to a proactive position in relation to the changes and the coexistence with the competitiveness and the instability, increasingly present in the labor market.

Keywords: Teacher. Seduction. Subjectivity. Socialization. Awards. Organizational Discourse

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente

Profª Drª Adriane Vieira – Participante Externo

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