Título: PROCESSO DE COMPRAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS À LUZ DOS PRINCÍPIOS DO ACCOUNTABILITY

Autor:  Juliana Barduni Borges

Data da Defesa:  11/10/2018

Resumo: Este estudo tem como objetivo geral descrever e analisar como o Departamento de Compras de uma universidade pública federal do Estado de Minas Gerais vem utilizando os mecanismos de accountability em processo de compras. O referencial teórico, para execução da pesquisa, foi elaborado com base nos seguintes temas: evolução da administração pública no Brasil, accountability, modelos analíticos de accountability e gestão de compras públicas. Foi feita uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, tendo como unidade de análise os mecanismos de accountability, a unidade de observação a Diretoria de Material da universidade e os sujeitos da pesquisa os 10 funcionários definidos para participarem da entrevista. As perguntas da entrevista têm como referência os princípios do modelo adaptado de Menezes (2017): transparência, controle interno e responsabilização e gestão gerencial. Para estudo dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Após analisar as respostas das entrevistas, evidenciou-se que os mecanismos de accountability estão sendo alcançados de forma parcial nos processos de compra da universidade estudada.

Palavras-chave: Accountability. Gestão de Compras Públicas. Administração Pública.

ABSTRACT: The objective of this study was to describe and to analyze the manner int which Purchasing Department of a federal public university in the State of Minas Gerais has been using accountability mechanisms in the purchasing process. The theoretical framework for the accomplishment of the research was elaborated based on the following themes: evolution of public administration in Brazil, accountability, analytical models of accountability and management of public procurement. A descriptive research was carried out with a qualitative approach, in which the mechanisms of accountability was the unit of analysis and the Directorate of Material of the university was the unit of observation and the subjects of the research was the 10 employees defined to participate in the interview. The interview questions are based on the principles of the adapted model of Menezes (2017): transparency, internal control and accountability and management control. Content analysis was chosen for data assessment. After analyzing the answers of the interviews, it was evidenced that the mechanisms of accountability are being partially achieved in the purchasing processes of the evaluated university.

Keywords: Accountability. Public procurement management. Public administration.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Como os mecanismos de accountability têm sido aplicados no Departamento de Compras de uma universidade pública federal?”

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva– Orientador

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente