Autor: LUCINEIA PEIXOTO BONFIM DE MAGALHAES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Abreviatura: MAGALHAES, L. P. B.
Data da Defesa: 14/02/2017
Resumo:
O desafio das organizações tem sido implementar instrumentos e modelos de estratégias para o desenvolvimento de competências de gestores capazes de maximizar seus resultados e lhes garantirem a competitividade e a sustentabilidade. A competência do gestor tornou-se um diferencial competitivo de liderança para as organizações, e a gestão de competências tornou-se fundamental nesse processo, uma vez que a escolha e adoção de estratégias podem levar a organização ao sucesso. Nesse sentido, observa-se que o coaching executivo como metodologia de desenvolvimento de competências cresceu de uma forma notável na última década. E como o mundo dos negócios é de natureza eminentemente pragmática, para ser sustentável precisa estabelecer relações entre ações e resultados. O objetivo geral deste estudo foi descrever e analisar o processo de coaching executivo para o desenvolvimento de competências profissionais na percepção de gestores que atuam em organizações privadas de setores diversos na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa, sendo entrevistados 10 gestores, definidos pelos critérios de acessibilidade e disponibilidade. As técnicas de coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo, respectivamente. Os dados apontaram para um perfil de entrevistados que contemplam os dois sexos, feminino e masculino, casados, com idade média de 52 anos. Todos possuem especialização acadêmica e ocupam cargos de gestão. Os gestores possuem uma percepção bem definida sobre a importância do cargo que ocupam e o que este representa para as organizações. No que concerne aos resultados, foram observados importantes avanços no desenvolvimento das competências, melhorando a performance comportamental, os resultados da equipe e, consequentemente, a gestão. Portanto, foi possível concluir que o desenvolvimento de competências por meio do coaching executivo com a metodologia da Programação Neurolinguística (PNL) promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional dos executivos.
Palavras-chave: Coaching executivo. Gestão de competências. Gestoria. Empresas privadas.
Abstract:
The challenge of organizations has been to implement tools and models of strategies for the development of managerial skills able to maximize their results and guarantee their competitiveness and sustainability. Manager competence has become a competitive edge of leadership for organizations, and competence management has become critical in this process, since choosing and adopting strategies can lead the organization to success. In this sense, it is observed that executive coaching as a methodology for skills development has grown in a remarkable way in the last decade. And since the business world is eminently pragmatic in nature, in order to be sustainable it needs to establish relationships between actions and results. The general objective of this study was to describe and analyze the executive coaching process for the development of professional competences in the perception of managers who work in private organizations of different sectors in the city of Belo Horizonte. The research was descriptive, with a qualitative approach, through interview with 10 managers, defined by the criteria of accessibility and availability. The data collection and processing techniques were semi-structured interview and content analysis, respectively. The profile of the participants, according to research data, covered both sexes, female and male, married, aged 52 years on average. All participants have an academic specialization and hold management positions. These managers have a clear perception of the importance of the position they hold and what it represents for organizations. Regarding the results, important advances were observed in competence development, improving their behavioral performance, results of their work team and, consequently, the management itself. Therefore, the conclusions show that the competence development through executive coaching based on Neurolinguistic Programming (NLP) methodology promoted executive’s personal and professional development.
Keywords: Executive coaching. Competence management. Management. Private companies.
Volume:
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Orientador

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques – Docente

Prof.ª Dr.ª Zelia Miranda Kilimnik – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO