Título:  ACCOUNTABILITY NAS COMPRAS PÚBLICAS ELETRÔNICAS: Um estudo sobre transparência e desempenho nos pregões eletrônicos realizados pela Universidade Federal de Viçosa

Autor:  Júlio César Mendes Caetano

Data da Defesa:  14/08/2018

Resumo: Este estudo teve por objetivo geral verificar a aplicação da accountability nos processos de compras públicas eletrônicas realizadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Para a realização desta pesquisa, o referencial teórico foi sustentado sobre dois temas principais: Administração Pública – Modelos de Gestão e Princípios e Compras Governamentais. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisas descritivas, que foram divididas em três etapas. Nas duas primeiras etapas, adotou-se a abordagem quantitativa, enquanto na terceira etapa, a abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, adotou-se como técnica a análise documental na primeira etapa, questionário na segunda e entrevista na terceira. Constataram-se, através dos dados analisados, a variação de tempo, a quantidade, a qualidade, o preço e a transparência nos processos de compras eletrônicas realizados pela UFV. Como os agentes envolvidos neste processo, os solicitantes e os executores percebem essas variáveis além dos levantamentos sobre os gargalos desses processos. Como conclusões, destaca-se a importância de um processo contínuo de capacitação dos envolvidos que seja compatível com as necessidades apresentadas por esses processos de compras públicas eletrônicas; do maior envolvimento do agente solicitante durante a fase interna do processo; e da boa comunicação para implantação de um processo de melhoramento contínuo que permita comprar cada vez melhor, ou seja, comprar na quantidade necessária, pelo preço justo, na qualidade exigida, no tempo adequado e com transparência.

Palavras-chave: Accountability. Administração Pública. Pregão Eletrônico. Compras Públicas.

ABSTRACT: This study aimed to verify the application of accountability in the processes of electronic public purchases made by UFV. To carry out the research, the theoretical framework was based on two main themes: Public Administration – Management Models and Principles and Government Procurement. The results were obtained through descriptive researches that were divided into three stages. In the first two steps the research adopted a quantitative approach, already in the third stage a qualitative one. For data collection, documentary analysis was used as the technique in the first stage, questionnaire in the second and interview in the third. It was verified through the analyzed data the variation of time, quantity, quality, price and transparency of the electronic purchasing processes performed by the Federal University of Viçosa and how the agents involved in this process, the applicants and the executors, perceive these variables besides the surveys on the bottlenecks of these processes. The conclusions highlight the importance of a continuous process of qualification of those involved that is compatible with the needs presented by these electronic public procurement processes, the importance of greater involvement of the requesting agent during the internal phase of the process and the need for good communication to implement a process of continuous improvement that allows to buy better, that is, to buy in the necessary quantity, at the right price, in the quality demanded, in the appropriate time and with transparency.

Keywords: Accountability. Public Administration. Electronic Auction. Public Procurement.

Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho

Problema de Pesquisa: “Como estão sendo empregadas as concepções da “accountability: transparência e desempenho” nos processos de compras públicas eletrônicas realizadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)?

Orientador: Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Prof. Dr.Marco Aurélio Ramos – Docente